CONHEÇA OSÓRIO
Cascatas Naturais
Osório, município abençoado com duas cascatas naturais: a Cascata da Borússia e a Cascata de Aguapés, localizadas nos respectivos distritos. Local de exuberante área verde com pracinha para as crianças, propícia a banhos ao ar livre, piqueniques e desfrutar do chimarrão. É um cenário maravilhoso para descanso e contato com a natureza.
Mirante
Um lugar de encontro com a natureza e belíssimas paisagens.O mirante no Morro da Borússia, no município de Osório. Quem visitar o local terá uma visão privilegiada da costa litorânea e Mata Atlântica. A plataforma de 50m², com altura equivalente a quatro andares, possibilita uma visualização de 360°, mostrando todo o Parque Eólico, o complexo das lagoas do município, as praias de Tramandaí, Capão da Canoa e outras cidades da região do Litoral Norte do Estado, além de mostrar a parte posterior do morro de Osório. O mirante ainda possui iluminação especial podendo ser visitado à noite, com segurança 24h e a entrada é gratuita.

A nova atração turística do litoral tem acesso facilitado pela BR 101, Km 98, através de uma estrada asfaltada e iluminada. A vista está integrada com o meio ambiente e contará com um centro de informações turísticas e ecológicas direcionadas às riquezas da Mata Atlântica, educação ambiental e tecnologias renováveis. O mirante ainda contará com estacionamento, numa área próxima ao local.

O projeto é uma das medidas compensatórias pelo impacto ambiental da instalação do Parque Eólico no município e, extremamente importante para o desenvolvimento e planejamento turístico da cidade. Ele está inserido dentro do contexto do morro. O custo da obra para a Prefeitura é estimado em 250 mil reais e outros 500 mil reais representam a contrapartida ambiental do Parque Eólico.
Parque Eólico de Osório
É o maior Parque fornecedor de energia eólica da América Latina e o segundo maior do mundo em operação, desde 2006, com a mais avançada tecnologia proveniente do aerogerador modelo E70 E4/2MW que é mais eficiente na captação dos ventos. O parque é composto de 75 torres com 98 metros de altura, atingindo com as pás dos aerogeradores 135 metros de altura.

Está subdividido em três parques: Osório, Sangradouro e Índios com capacidade de produzir 150 MW de energia, potência suficiente para abastecer anualmente o consumo residencial de cerca de 650 mil pessoas (50% da população de Porto Alegre).

Fonte inesgotável de energia limpa produzida pelos ventos. O Parque mantém intacta toda a fauna e flora dos campos onde se situa, preservando as atividades produtivas da região. É possível ver o gado pastando ao lado das torres gigantes, cercadas por aves. É referência internacional em energia renovável e preservação ambiental.

Visitas com agendamento:
Telefone: (51) 2118.5800
Formulário no site www.ventosdosulenergia.com.br